Comer de tudo ou qualquer coisa?

Veja como aproveitar as vitaminas dos alimentos e não comer só besteiras, que tem vitaminas descritas nas embalagens...

Veja como aproveitar as vitaminas dos alimentos e não comer só besteiras, que tem vitaminas descritas nas embalagens...

As vitaminas e minerais chamados de micronutrientes são imprescindíveis para o corpo, sendo responsáveis por diversos processos metabólicos e pelo bom funcionamento do organismo.

O corpo, porém, produz apenas dois dos 23 micronutrientes (vitaminas e minerais) essenciais, o que significa que o restante deve ser ingerido por intermédio de uma alimentação variada, rica em carnes, verduras, legumes, grãos, frutas, cereais e sementes e, se necessário, complementada por suplementos alimentares.

Veja abaixo de que forma estes micronutrientes interferem no seu dia a dia:

Bom humor – para manter o alto astral, o corpo precisa de vitamina B1, que também ajuda a dar energia ao organismo. Para as mulheres, na época da TPM, a dica é investir em alimentos ricos na vitamina B6, que auxilia aliviar os sintomas da TPM.

Coração – A vitamina B1 também é essencial para a saúde cardiovascular. A vitamina contribui para a produção de energia para o batimento cardíaco. Deficiências de vitamina B6, B12 e ácido fólico podem resultar em aumento dos níveis de homocisteína, substância considerada fator de risco para doenças cardiovasculares. Estudos indicam ainda que boas doses de vitaminas A, B1, B2, B12, C e E podem proteger o coração.

Defesas – As vitaminas C, E e o zinco são potentes antioxidantes conhecidos por ajudar o corpo reforçando suas defesas contra infecções. O cobre, selênio e zinco também atuam no bloqueio dos radicais livres, ajudando a combater o envelhecimento  precoce.

Musculatura – O zinco ajuda tanto na construção como na reconstrução das proteínas que sofrem pequenas rupturas em movimentos que exigem muita força muscular. A vitamina B1 e os minerais fósforo, magnésio e cálcio contribuem para o funcionamento apropriado dos músculos e regulam as contrações musculares.

Respiração – O ferro e o cobre contribuem para uma boa respiração. O ferro constitui a hemoglobina, pigmento dos glóbulos vermelhos que transporta o oxigênio, mas para que ele faça parte da hemoglobina, é necessária a ação do cobre que deixa a molécula de ferro na forma ideal.

Ossos – Cálcio e vitamina D são essenciais para a saúde óssea e para evitar o desenvolvimento da osteoporose. Os minerais magnésio, zinco, cobre e manganês também são importantes para manter os ossos saudáveis.

Fonte: Departamento Médico e Científico Centrum

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